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Autocuidado x Inverno por @prica.marcassa

Autocuidado x Inverno por @prica.marcassa

 

Primeiramente, gostaria de dizer que não existe PADRÃO de nada, e sim o que irei compartilhar com vocês aqui no blog deste mês, são aprendizados e técnicas que estudei e que para mim funcionam, mas sempre temos que lembrar que cada ser tem sua individualidade e particularidade, pois o que funciona para mim pode não funcionar para você. 

Quando falamos de autocuidado, devemos pensar em três pilares que são importantíssimos serem trabalhados juntos e em conexão, que são “o corpo físico, mental e espiritual.” Nosso corpo, mente e espírito estão interligados. Um depende do outro para, principalmente, fluir com leveza, para funcionarem em sua potência máxima sem sobrecarregá-los. E, por isso, quando um não está bem, desestrutura os demais. Manter o equilíbrio e a harmonia nesta tríade, é um desafio e uma verdadeira “arte” que estamos agora aptos a compreender e resgatar. O ritmo acelerado de vida desencadeia o estresse que atinge a mente, cria tensão no corpo e quebra a conexão com a espiritualidade.

Então no blog desse mês, vou falar um pouquinho de cada um deles associados a estação que estamos enfrentando no momento, O INVERNO.

CORPO FÍSICO:

No inverno o número de pessoas que abandonam a prática de atividade física aumenta, se isso estiver acontecendo com você, agora você tem um motivo para não desistir! A atividade física no inverno gasta mais calorias!

O frio é um grande aliado da perda de peso, já que nos dias com temperaturas mais baixas o corpo precisa de mais calorias para se manter aquecido, o que consequentemente aumenta o gasto calórico. Segundo estudos, a prática de exercício físico no inverno aumenta até cerca de 30% o número de calorias queimadas. Exercícios físicos bem orientados e uma dieta equilibrada oferecerão uma redução considerável na gordura corporal, uma boa oportunidade de chegar no verão com aquele corpo que você tanto deseja e com a saúde em dia.

No inverno, a vontade de comer aumenta muito mais, então a atividade física vai ajudar você a atingir sua meta de peso mais rápido ou a manter a mesma. 

Mesmo sabendo que não é o ideal, a maioria das pessoas desiste dos treinos durante o inverno, então aproveite a falta de concorrência, para se dedicar ainda mais à atividade física. É o momento de usufruir das academias e parques mais vazios, principalmente nesse momento pandêmico que estamos enfrentando. 

A prática de exercício físico regularmente ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Por isso, aqueles que treinam frequentemente têm menor probabilidade de contrair gripes e constipações, pois o organismo estará mais forte e preparado para enfrentar os dias gelados.

Melhora a qualidade do sono, de acordo com um estudo publicado na revista “Mental Health and Physical Activity,” os praticantes de atividades físicas apresentam uma qualidade melhor de sono do que as pessoas sedentárias, pois promove um sono mais intenso e mais valioso, consequentemente, no inverno o ficar embaixo do edredom e das cobertas se tornará mais prazeroso ainda. 

MENTAL: 

O meu conselho é: tente PARAR alguns minutinhos no seu dia, nem que for 5 minutos antes de iniciar seu trabalho ou antes de você dormir, e faça um exercício respiratório, pois hoje em dia, a maioria das pessoas respiram somente para sobreviver, sem trazer a atenção plena e sentir os benefícios que a respiração consciente traz para nossa saúde. 

Se você ainda não tem esse hábito, comece aos poucos, sem cobranças e obrigatoriedades, o importante é você pelo menos tentar INICIAR e INSERIR esse novo hábito na sua vida,

Sugestão de um exercício respiratório:

Sente numa posição confortável, de preferência com sua coluna ereta, aproveite esse FRIOZINHO, e coloque uma manta sobre suas costas, se você gosta de música, coloque uma instrumental para que a mesma te motive na prática, feche seus olhos tentando manter a atenção plena somente na sua respiração, e faça a inspiração e a expiração somente pelas narinas, e ritmada, colocando uma escala numérica que seja confortável para seus pulmões e respeitando seu momento, como o exemplo abaixo.

"Inspire em 3 tempos, retenha o ar nos pulmões por 3 tempos e exale por 3 tempos” 

Você pode ir aumentando esse número conforme for praticando, e coloque um tempo de permanência nesse exercício, de no mínimo 5 minutos, ou determine quantos ciclos você irá fazer, sendo indicado no mínimo 7 ciclos. 

Após você conseguir inserir essa prática na sua rotina, tente perceber se mudou algo em suas sensações diárias. 

ESPIRITUAL: 

“Mantenha SEMPRE sua fé fortalecida" independente de sua crença, religião ou credo. Nesse pilar o importante é você encontrar uma maneira de se conectar com o plano superior, através de uma prece, oração, evangelho, ou qualquer denominação que queira colocar, pois o importante desse pilar é conseguirmos parar alguns minutos do nosso dia e AGRADECER por todas as bênçãos que nos são oferecidas e principalmente nesse momento que estamos vivendo de pandemia, cada dia que acordamos, levantamos, e iniciamos nosso dia, estamos tendo “mais uma oportunidade de vida” que deve ser agradecida. 

E para isso, quero compartilhar com vocês uma oração que aprendi, do Dr. Joseph Michael Levry, iogue mundialmente conhecido, místico, escritor, produtor de música sacra e conferencista internacional sobre temas de autocura, espiritualidade prática e auto-realização e fundador do Naam Yoga, que se chama “Oração da Luz” e você pode lê-la todos os dias junto com seu momento de conexão espiritual. 


Espero que tenham gostado, e deixem aqui nos comentários, se conseguiram inserir os três pilares na sua rotina, e você que já tem esse hábito, compartilhe aqui comigo o que faz para trabalhar cada pilar. GRATIDÃO e todo mês, nos encontraremos aqui para que possamos juntos cada vez mais melhorar nossa saúde e nosso bem-estar. 

Obrigada e até a próxima!!! 

 
Artigo anterior Cozinhar como Forma de Meditação por Paola Perassoli do @harmoniadesentidos
Próximo artigo Nutritivo de Casa NOVA!

Comentários

Márcia Dias - julho 28, 2021

Achei incrível a informação que no inverno gostamos mais calorias para nos mantermos aquecidos, faz todo sentido.
Preciso manter a meditação, falho muitas vezes😑😊. Ótimo texto e abordagem praticável. Parabéns!!!

Débora - julho 21, 2021

Oi! Tenho colocado esta prática em minha vida e confesso que para mim o físico é o mais difícil. Sempre gostei de me movimentar Já fiz natação, hidroginástica, ginástica aeróbica, musculação, pilates. Hoje faço Yoga e caminhada (ou esteira), mas às vezes pulo alguns dias. E nas férias é mais frequente do que no período de trabalho. Agora o Yoga não deixo de fazer.
Na pandemia, não consegui fazer em casa com as aulas online. Ganhei peso e procurei fazer com que o mental e o espiritual se fortalecessem.
Hoje retomei minhas caminhas e sempre a intenção é a mesma, manter o restante do ano.

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