Pular para conteúdo
Volta às Aulas? 10 Dicas de Lanchinhos Saudáveis Para as Crianças por Jacque Inocêncio do @jacque.culinariafit

Volta às Aulas? 10 Dicas de Lanchinhos Saudáveis Para as Crianças por Jacque Inocêncio do @jacque.culinariafit

Acredito que ouvir a frase: Volta as aulas, é um alívio para todo os pais, só quem tem filho sabe o quanto é difícil trabalhar com os pequenos em casa, mas a volta do período escolar vai muito além da “paz e do sossego,” estamos falando da nossa saúde mental e das crianças. Nossos filhos sofreram também nesse período recente, eles saíram da rotina que toda criança precisa ter, deixaram de conviver com os amiguinhos, de estudar e de gastar energia, ou seja, foram privados da vida que eles estavam acostumados. Voltar para a escola é bom, mas ao mesmo tempo traz uma preocupação, afinal o vírus ainda está circulando. Com todos os cuidados, nossos pequenos estão protegidos dessa doença, mas como fica a alimentação? Essa parte também merece atenção especial! Com a correria do dia a dia, temos a tendência de ir para o mais fácil e rápido, que no caso são os produtos industrializados, mas não é o correto para a saúde dos nossos filhos. Além da correria ainda temos o agravante de que as crianças costumam enjoar de comer as mesmas coisas. Então pensando nisso, separei algumas sugestões gostosas e saudáveis para vocês intercalarem na lancheira dos seus filhos.

  • Frutas picadas;
  • Suco natural e água de coco;
  • Sanduíche de pão de forma integral com queijo, geleia caseira, peito de peru etc.;
  • Mini pão de queijo;
  • Bolo saudável;
  • Palitos de tapioca;
  • Torrada integral;
  • Cookie caseiro;
  • Iogurte;
  • Leite fermentado.

Com uma alimentação adequada, nossos filhos podem crescer de forma saudável, e sem obesidade, que causa diabetes e colesterol alto. Por isso é tão importante manter uma alimentação equilibrada, para que as crianças possam comer algo diferente quando estiverem com vontade; imagina seu filho ver alguém comendo um doce que ele não pode comer por ter diabetes? Vai doer na criança, mas muito mais em nós como mães que não cuidamos da saúde alimentar deles. A cada fase, as crianças têm necessidades alimentares diferentes; com 6 meses, começa a introdução de alimentos com ferro, frutas e legumes; com 1 ano, eles começam a comer normalmente, mas cuidado, pois é a fase que eles mais sentem sabores e texturas diferentes, assim eles começam a se habituar com as novidades e a moldar seu paladar. O ideal nessa fase é evitar o açúcar e oferecer diversos alimentos para o ajudar a comer de tudo quando maior. Dos 2 aos 8 anos é a fase mais difícil, quando eles começam a fazer suas escolhas; por isso é tão importante incentivá-los a comerem comidas variadas, “obrigar” a criança a comer algo não é a melhor solução, e sim ser o exemplo, que é a melhor forma de ensinar. Depois, temos também como opção pedir para que eles nos ajudem a montar a lancheira, fazendo com que eles se familiarizem com os alimentos.

Enfim, acredito que essas dicas podem ajudar muito vocês a fazerem os lanchinhos dos pequenos de forma mais saudável, além de criar um laço entre seu filho e os alimentos. Com o tempo você vai identificando o que eles mais gostam e o que não gostam também. Lembrando que a escolha do lanche vai depender do período que seus filhos estudam (manhã, tarde, noite), o que ele come antes de ir para escola e por último a época das frutas.

escrito por Jacque Inocêncio do @jacque.culinariafit

Artigo anterior Dica de Restaurantes Naturais para Dia dos Pais por Paola Perassoli do @harmoniadesentidos
Próximo artigo A Importância da Saúde Mental por Jacque Inocêncio do @jacque.culinariafit

Deixe um comentário

* Campos obrigatório